Entre Semióticas
Sinopse
Entre semióticas é uma obra dedicada a três linhas da semiótica que fizeram e continuam fazendo história. Seu objetivo é colocar em pauta uma amostragem do estado da arte em que se encontra a continuidade da pesquisa em semiótica tanto teórica quanto aplicada a processos culturais e comunicacionais.
Sem deixar de lembrar também que, com o passar do tempo, a semiótica tem demonstrado a sua capacidade de diálogo e complementaridade com outras linhas de pesquisas e disciplinas, constituindo visões plurais.
As três linhas têm em comum o fato de estarem incorporadas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, único programa de comunicação, entre os muitos outros existentes, que privilegia a semiótica como uma legítima teoria da comunicação entre outras.
O livro traz uma panorâmica dos desenvolvimentos dos estudos semióticos em três vertentes:
A socio semiótica propõe a um só tempo um método de análise do social, enquanto universo de sentido, e uma teoria renovada do sentido mesmo, enquanto produto de distintos regimes de interação no mundo.
A semiótica cultural, com seus eixos de tradução entre o previsível e o imprevisível, lida com o enorme e inusitado fluxo de objetos e linguagens migrante-imigrantes, de muitas épocas, múltiplas e dissonantes.
A semiótica peirciana revela aqui a contemporaneidade de seus conceitos para enfrentar desafios socioculturais e epistemológicos que reclamam por lúcidas compreensões